Todos nós adoramos copa do mundo… golaços, grandes seleções, grandes craques, lindos estádios… mas e fora das quatro linhas? Não estamos esquecendo de um detalhe presente em todas as copas desde 1966? Eu não posso ser a única que adora os mascotes da copa do mundo. Sendo assim, hoje viemos trazer 5 dos mascotes mais marcantes das copas do mundo.
1. Willie
Willie foi o representante da copa de 1966, sendo assim, o primeiro mascote da história das copas e um dos primeiros mascotes a ser associado à uma competição esportiva importante. Os leões eram símbolo o Reino Unido, por isso a escolha de um leãozinho para representar um copa que foi sediada na Inglaterra.
2. Naranjito
Naranjito foi mascote da copa de 1992, sediada na Espanha. O personagem representava um laranja, fruta típica da Comunidade Valência e Andaluzia. A escolha de uma fruta foi questionada, porque geralmente escolhiam os animais, mas queriam evitar de ter um touro como mascote. Em sua apresentação, Naranjito recebeu muitas críticas, mas com o passar do tempo, começou a ser aceito pelo público. O mascote vestia o uniforme da Espanha e segurava uma bola de futebol em baixo de um dos braços.
3. Pique
Pique foi o mascote da copa de 1986, que foi sediada no México. O mascote era uma pimenta, chamada chili jalapeño, que é tipica do país. O uniforme de Pique era composto por uma camisa vermelha e um short branco, que juntamente com o seu corpo verde, formavam as cores da bandeira mexicana. Além do uniforme, Pique usava também um enorme sombrero para complementar seu look. O significado do nome de Pique é “picante”, eu acho que sua escolha é autoexplicativa.
4. Zakumi
Zakumi foi o mascote da copa de 2010, que é considerada por muitos como a melhor copa do século e uma das melhores da história. Zakumi é um leopardo, que representa a rica fauna da Africa do Sul, país onde a copa foi realizada. O nome do mascote é a junção de “ZA” que é uma abreviação para África do Sul em holandês, que já foi idioma oficial do país, e “kumi” que significa “dez”. O mascote foi muito bem aceito ao redor do mundo inteiro e o seu desenho era visto em todos os lugares da África do Sul.
5. Fuleco
Acho que todos nós conhecemos Fuleco, o mascote da copa de 2014. Fuleco era um tatu-bola, mais especificamente, um tatu-bola-da-caatinga. O animal, que é natural da caatinga no nordeste, é uma espécie que encontra-se em extinção. Quando o nome do mascote foi revelado, o público não entendeu muito bem de onde veio o nome. Um jornal alemão chegou a publicar uma matéria com uma informação falsa e um tanto quanto embaraçosa sobre o significado do nome de Fuleco… mas isso é assunto para outro dia. Na realidade, nome “Fuleco” é a junção das palavras “futebol” e “ecologia”. Na minha opinião, apesar de um resultado desastroso para o Brasil na copa de 2014, Fuleco é um mascote que marcou muito nossa geração, pois assim como Zakumi, ele foi mascote de uma das primeiras copas que lembramos de acompanhar.
E aí, torcedor, eu acertei algum mascote do seu top 5?