Hoje viemos recordar vocês de um momento não muito agradável para os brasileiros em copas do mundo… sim, estamos falando daquele jogo. Poucos lembram do destino de alguns jogadores depois daquele dia ou alguns nem lembram que certos jogadores disputaram aquela partida. Então viemos atualizar e refrescar nossas memórias.
Júlio César
Júlio César foi um grande goleiro, que já foi eleito como como o 3º melhor goleiro do mundo. No Brasil, ele jogou apenas pelo Flamengo e fora do Brasil, ele atuou por vários clubes, como a Internazionale e o Benfica. Júlio César já pendurou as chuteiras e encerrou sua carreira no Flamengo, em 2018, em uma partida contra o América-MG no Maracanã, jogo em que o goleiro teve uma atuação espetacular. Pela seleção, Júlio César jogou 3 Copas do Mundo e foi campeão de uma Copa América, em 2004 e duas Copas da Confederações, em 2009 e 2013.
Maicon
Maicon foi nosso lateral direito da seleção, de 2003 até 2014. O jogador foi revelado pelo Cruzeiro e seu auge foi quando jogava na Inter de Milão. Na época da copa, Maicon jogava pelo Manchester City. Atualmente, com 41 anos, ele ainda não se aponsentou, mas encontra-se sem clube. O último time pelo qual o jogador atuou foi o Tre Penne, de San Marino. Vestindo a camisa do Brasil, Maicon foi campeão da Copa América em 2004 e 2007 e também da copa das Confederações em 2013.
David Luiz
David Luiz era um dos zagueiros da copa de 2014. Na época, ele jogava no Chelsea. Na Europa ele atuou por vários clubes de expressão, até vir para o Brasil jogar no Flamengo, onde joga desde 2021. Antes de ir para o rubro-negro, David Luiz só havia atuado pelo Vitória no Brasil. Vestindo a camisa da seleção, o jogador foi campeão da Copa das Confederações em 2013 e protagonizou um lance incrível ao salvar uma bola em cima da linha.
Dante
Dante foi o zagueiro escalado para substituir Thiago Silva, que havia sido suspenso e não poderia disputar a partida. Na época, ele atuava pelo Borussia Monchegladbach, da Alemanha. O jogador foi revelado pelo Juventude, único clube pelo qual ele atuou no Brasil. Hoje, Dante tem 38 anos e joga pelo Nice, da França. Jogando pela seleção, o jogador foi campeão da copa das confederações 2013.
Marcelo
Marcelo foi lateral esquerdo da seleção na copa. Em 2014, o craque atuava no Real Madrid, time pelo qual jogou de 2007 até 2022. Marcelo é ídolo do clube, onde foi multicampeão. No Brasil, ele jogou apenas pelo Fluminense. Hoje, Marcelo tem 34 anos e joga pelo Olympiacos, da Grécia. Pela seleção, Marcelo foi campeão da copa das Confederações, em 2013.
Luiz Gustavo
Luiz Gustavo joga como volante e no Brasil, atuou apenas pelo Corinthians Alagoano e pelo CRB. Do CRB, ele foi emprestado e depois comprado pelo Hoffeheim, da Alemanha. Em 2014, Luiz Gustavo ainda atuava pelo clube alemão. Atualmente, o jogador tem 35 anos e joga no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Jogando pela seleção, Luiz Gustavo tem o título da Copa das Confederações, em 2013.
Fernandinho
Fernandinho foi o volante escalado para aquela partida contra a Alemanha. O jogador não é muito querido pela torcida brasileira, pois é considerado um dos principais culpados da eliminação para a Bélgica na copa de 2018, após marcar um gol contra. Atualmente, Fernandinho tem 37 anos e joga pelo Athletico Paranaense, único clube brasileiro pelo qual ele jogou. Em 2014, Fernandinho atuava pelo Manchester City quando foi convocado para a seleção. Vestindo a camisa da seleção, Fernandinho foi campeão da Copa América em 2019.
Bernard
Bernard foi escalado para a partida no lugar de Neymar, que havia sofrido uma lesão na partida anterior, contra a Colômbia. O jogador foi revelado pelo Atlético Mineiro, o clube foi o único pelo quando ele jogou no Brasil. Em 2014, Bernard jogava pelo Shakhtar Donetsk. Luiz Felipe Scolari o apelidou de “Alegria nas Pernas”, pois o jogador era muito rápido. Hoje em dia, com 30 anos, Bernard joga pelo Panathinaikos, da Grécia. Ele foi campeão da Copa das Confederações em 2013, com a seleção brasileira.
Oscar
Oscar foi meio-campista da seleção naquela copa. Ele foi revelado pelo São Paulo e no Brasil, jogou também pelo Internacional. Em 2014, ele jogava pelo Chelsea, onde jogou até 2016. Atualmente, Oscar tem 31 anos e joga no Shangai Port, da China. Com a seleção, Oscar foi campeão da Copa das Confederações em 2013.
Hulk
Hulk foi o atacante escolhido para atuar contra a Alemanha. Na época, ele jogava no Tokyo Verdy, do Japão. Ele foi revelado pelo Vitória, único clube pelo qual ele jogou profissionalmente no Brasil, até 2021, quando retornou ao Brasil para jogar no Atlético Mineiro. Atualmente, o atacante monstruoso tem 36 anos e é o principal jogador do clube mineiro. Vestindo a Amarelinha, Hulk foi campeão da Copa das Confederações em 2013.
Fred
Frederico Chaves, o famoso Fred, foi o nosso camisa 9 na copa de 2014. Na época, Fred jogava pelo Fluminense, onde ele é um dos maiores ídolos. O jogador, revelado pelo América-MG, jogou a maior parte de sua carreira no Brasil e o clube pelo qual ele mais fez história foi o tricolor carioca. Atualmente, Don Fredon tem 39 anos e recentemente se aposentou no Fluminense, em uma despedida emocionante em um jogo contra o Ceará no Maracanã. Pela Seleção, Fred já foi campeão da Copa América em 2007 e da Copa das Confederações em 2013.
Luis Felipe Scolari
À beira do campo, comandando a seleção na copa de 2014, tínhamos Luiz Felipe Scolari. Felipão já passou por diversos clubes ao longo de sua carreira como treinador. No Grêmio e no Palmeiras, ele é um ídolo supremo e é considerado um dos maiores técnicos da história de ambos os clubes, afinal, foi multicampeão pelos dois. Atualmente, com 73 anos, ele treina o Athletico Paranaense. Pela seleção, o técnico foi campeão da Copa do Mundo de 2002 e da Copa das Confederações, em 2013.
Além dos 11 titulares da partida, também entraram em campo: Paulinho, que atualmente joga pelo Corinthians. Ramires, que pendurou as chuteiras recentemente. E Willian, que joga pelo Fullham, da Inglaterra, após saída polêmica do Corinthians.