Já ouviu falar que o futebol é uma caixinha de surpresas? Já ouviu falar em zebra no futebol? “Zebra” é o nome que damos à resultados inesperados no futebol, principalmente quando um time inferior tecnicamente vence outro time infinitamente “superior” em questões financeiras, elenco e etc. Então, viemos trazer alguns exemplos de zebras na copa do mundo e mostrar à vocês que jamais se deve cantar vitória antes da hora.
Brasil perdendo a copa de 1950
Começando com um exemplo nacional, temos o famoso “maracanazo”, umas das maiores tragédias do futebol nacional. Maracanazo é o termo utilizado para se referir á final da copa do mundo de 1950, que foi disputada por Brasil e Uruguai. A sede da competição foi o Brasil e a final foi realizada no Maracanã, que havia sido construído justamente para a copa. Antes da partida, haviam muitas comemorações antecipadas por parte dos brasileiros, podemos dizer que havia até um clima de soberba. Mas por episódios recentes do futebol, sabemos que a soberba precede a queda. A seleção brasileira abriu o placar com Friaça logo aos 2′ do 1° tempo, mas o Uruguai empatou com Shiaffino e virou com Ghiggia aos 34′ do 2° tempo. Parece que não temos muita sorte na copa como anfitriões.
Inglaterra na copa de 1950
Também na copa de 1950, temos um grande exemplo de zebra na história da copa do mundo e também, mais um exemplo de que a soberba precede a queda. A copa de 1950 foi a primeira copa disputada pela seleção da Inglaterra, pois os que se intitulavam “inventores do futebol” de recusaram a participar das outras duas copas, já que segundo eles, sua seleção era muito superior às outras. No primeiro, a seleção inglesa venceu a seleção chilena por 2 a 0, até facilmente. Realizado em Belo Horizonte, o próximo jogo era contra a seleção dos Estados Unidos, que era formada por jogadores não profissionais, alguns eram professores, mecânicos, motoristas… vencer esse jogo seria fichinha, certo? Errado. Os estadunidenses abriram o marcador aos 38’ do 1º tempo. E assim o resto do jogo permaneceu, os norte-americanos venceram a partida contra a poderosa Inglaterra. A seleção inglesa acabou sendo eliminada na primeira fase, após perder 3 partidas e só conseguir somar 3 pontos.
França na copa de 2002
Em 2002, a frança chegou na copa como favorita, já que havia sido campeã na edição anterior. O time era composto por craques como Zidane, Henry e Makelelé. Mas logo no primeiro jogo do mundial, os franceses foram derrotados pelo Senegal, por 1×0. No segundo jogo, empataram com Uruguai por 0x0. No terceiro jogo, a perderam para a Dinamarca por 2×0 e acabaram sendo eliminados na primeira fase.
Costa Rica na copa de 2014
Na copa de 2014, a Costa Rica caiu no grupo D, o que era considerado o “grupo da morte” daquela edição. Além da Costa Rica, o grupo era formado por 3 seleções que já haviam sido campeãs da copa do mundo: Inglaterra, Itália e Uruguai. Esperava-se que a Costa Rica caísse na primeira fase, ficando com o último lugar do grupo. No primeiro jogo, os costa-riquenhos venceram o Uruguai por 3×1. No segundo jogo, venceram a Itália por 1×0. No terceiro, empataram com a Inglaterra por 0x0, ficando com a primeira classificação do grupo. Nas oitavas de final, enfrentou a Grécia e com um jogador a menos, se classificou para as quartas na disputa pênaltis. Mas nas quartas de final, enfrentou a Holanda e conseguiu levar para os pênaltis, mas foram os holandeses que se classificaram para a semifinal. Apesar de ter parado mas quartas, a equipe costa-riquenha fez uma grande campanha e surpreendeu a todos.