Você sabia que a grande maioria das seleções, talvez todas elas, tem apelidos? Algumas delas tem apelidos muitos legais e imponentes. Selecionamos alguns desses apelidos e viemos apresentá-los pra vocês.
A canarinha
Começando por nossa seleção, não se sabe com 100% de veracidade sobre a origem do apelido, mas vamos contar uma das versões mais aceitas. Antigamente, o Brasil usava uniforme branco com detalhes azuis, mas depois do ocorrido na copa de 1950 o Brasil queria mudar a identidade da seleção. Em 1953, um ano antes da copa da Suíça, foi promovido um concurso para apresentarem sugestões de modelos de uniforme. O uniforme vencedor do concurso foi o amarelo da cor do Canário-da-terra, um pássaro tipicamente brasileiro. E daí o apelido: Canarinha.
Os Leões de Teranga
Os Leões de Teranga é o apelido dado a seleção senegalesa. O leão é um dos animais que representam a população do país. Já “teranga”, é uma palavra que não tem tradução para outros idiomas, mas faz referência ao acolhimento e hospitalidade do país.
La Furia Roja
O apelido da seleção espanhola, que traduzido para nosso idioma é “a fúria vermelha”, vem da cor do uniforme usado pela seleção, e também de um acontecimento histórico. Em 1576, os exércitos espanhóis saquearam e incendiaram uma cidade nos Países Baixos. O episódio ficou conhecido como a fúria espanhola. Daí vem o apelido, La fúria, que muitas pessoas concordam que é um apelido meio que de mau gosto, já que faz referência a um genocídio. A seleção espanhola nos dias de hoje é reconhecida pelo seu toque de bola no estilo tique-taque, mas antigamente a seleção tinha um estilo de jogo mais aguerrido e mais duro, o que dava muito sentido ao apelido “La fúria”.
Black Stars
A tradução do apelido da seleção ganesa é “estrelas negras“. O apelido refere-se diretamente a bandeira de Gana. A bandeira é verde, amarela e vermelha, e possui uma estrela negra no centro, o que representa a liberdade do povo africano.
A seleção das quinas
A seleção das quinas é apelido dado a seleção portuguesa. No país, “quinas” se refere aos 5 desenhos presentes na bandeira e no escudo da seleção, que são 5 desenhos com 5 pontos cada. Não se sabe ao certo a origem das quinas, mas a teoria mais aceita é que em 1939, o rei Afonso I teria derrotados 5 rei mouros na batalha de Oriques.
Squadra Azzurra
O apelido da seleção italiana, que traduzido significa “esquadra azul”, refere-se a cor de sua camisa. É um fato curioso, já que a Itália não tem um resquício de azul em sua bandeira. Mas a gente explica. A camisa azul é utilizada desde 1911, em homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19.
Les Diables Rouge
A tradução do apelido da seleção belga é “os diabos vermelhos“. O forte apelido foi dado por um repórter após a seleção belga vencer a Holanda, que é sua principal rival, por 3×2, em 1906. O apelido é bem auto-explicativo, uma vez que a Bélgica usa uniforme vermelho. O Manchester United, da Inglaterra, também utiliza o apelido, mas em inglês, que fica “Red Devils”.
Laranja Mecânica
O apelido da seleção holandesa faz referência ao filme de 1972. A seleção ganhou esse apelido pois funcionava de uma forma que dava idéia de que era movido por algo mecânico, que possuía engrenagens, o que fazia com que parecesse que tudo funcionava perfeitamente. O estilo tático do time era chamado de “carrossel holandês” e na equipe, os jogadores não tinham uma função fixa, todos marcavam e todos atacavam.