Se você está sem o seu título de eleitor físico convencional, saiba que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou a opção de como baixar o e-Título e assim substituir o documento.
Dessa forma, diretamente por um aplicativo de celular, você consegue ter todas as informações do título, sendo um beneficio para quem deseja não precisar usar o título impresso no formato antigo.
É tanto que hoje, boa parte das pessoas que fizeram seu alistamento eleitoral no período da pandemia, tem esse app como forma de comprovação, sendo muito mais prático no momento das eleições.
Portanto, para aproveitar esse benefício, e conseguir ter praticidade no momento das eleições, veja agora como baixar o e-Título e substituir o seu título de eleitor físico.
Como baixar o e-Título e fazer meu cadastro?
Se você nunca ouviu falar sobre o e-título, saiba que ele é um aplicativo criado diretamente pelo TSE, com foco em reunir informações e facilitar ao leitor no momento das votações.
E o processo de como baixar o e-Título e fazer o cadastro é algo bastante simples, onde você deve seguir os passos abaixo:
- Primeiramente, na loja de aplicativos do seu celular, procure pelo aplicativo “e-Título”;
- Ao baixar e abrir o aplicativo, clique em “próximo” e logo após em “começar no e-Título”;
- Preencha os dados solicitados como nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, nome da mãe e pai (se constar no RG) e clique em “Entrar no e-Título”.
- Caso você não tenha título de eleitor ainda, não será necessário preencher a lacuna “número de inscrição presente no título impresso”;
- Logo após preencher os dados solicitados, o aplicativo vai fazer algumas perguntas sobre o seu documento de identificação, como endereço, cidade de emissão, grau de instituição e outros;
- Por conseguinte, depois de tudo preenchido, você precisará criar uma senha no e-Título, para usar quando for acessar o app;
- Por fim, depois de preenchido todos os dados, após alguns minutos o seu e-Título já estará pronto.
Depois de seguir todos os passos de como baixar o e-titulo e ele estiver pronto, lá você conseguirá encontrar diversas informações importantes, como:
- Nome
- Número de inscrição do título de eleitor
- Data de nascimento
- Número de zona eleitoral e seção
- Município
- Nome dos pais
- QR Code para validar informações
- Emissão de quitação eleitoral
- E dentre diversas outras coisas.
Pode votar apenas com o e-Título?
O e-titulo substitui diretamente o documento impresso convencional, ou seja, você pode sim votar somente com ele.
Porém, vale citar algumas ressalvas importantes e que você precisa ficar atento.
Se você completou 18 anos a pouco tempo, e vai ser a primeira votação, é muito provável que a sua biometria ainda não tenha sido cadastrada.
Isso porque, o cadastro biométrico desde 2020 se manteve suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da covid-19.
Logo, como você não tem o cadastro, certamente não se tem também a foto, o que se torna necessário a apresentação de um documento com foco.
Ou seja, além do e-título você deve levar um documento de identificação com foto que pode ser:
- Carteira de identidade (RG;)
- Identidade social;
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Considerações finais
Agora que você aprendeu a como baixar o e-Título e substituir o seu título de eleitor físico, não deixe de aproveitar essa oportunidade.
Lembrando que o processo só vai estar disponível até 1 dia antes das eleições, sendo suspenso o cadastro no e-título após isso.
Portanto, realize o processo agora para conseguir garantir o seu.