2023 está chegando e a independência financeira com toda certeza é um dos maiores desejos para a maioria das pessoas.
Até porque, não podemos negar que ter acesso a isso traz uma tremenda liberdade, e dinheiro começa a não ser um problema tão presente.
No entanto, é claro que a independência financeira é um processo e atingir ela requer muita disciplina e foco no objetivo central.
Além disso, seguir as dicas e os pontos que realmente valem a pena e que podem lhe trazer a esse patamar, com toda certeza fazem toda diferença.
Portanto, é diante desses fatos, que a seguir citaremos algumas dicas completas de como conseguir a independência financeira em 2023.
1. Faça um diagnóstico financeiro
Primeiramente, não adianta, você precisa organizar a sua vida financeira, sendo um dos passos cruciais para atingir sua liberdade.
Dessa forma, estamos falando em elaborar um diagnóstico financeiro, com as suas principais dívidas, ganhos, fontes de renda e outros.
Você precisa ver de forma abrangida o quanto você ganha, quanto você gasta e o quanto vai precisar gastar (dividas recorrentes, parcelamentos, financiamentos e outros).
Só com isso você vai conseguir ter uma noção ampla de como está sua situação financeira atual, e diante disso conseguirá elaborar estratégias próprias para chegar no objetivo desejado.
2. Quite suas dívidas
Você precisa saber que a independência financeira não será atingida caso você tenha dívidas em aberto.
Dessa forma, sabe aquele financiamento atrasado que já “sujou” o seu nome nas empresas de crédito? Chegou a hora de quitar.
Antes de pensar em qualquer coisa, principalmente sobre formas de guardar dinheiro, é preciso se livrar das dívidas, pois elas irão atrapalhar todo o restante do processo.
Para sua felicidade, hoje muitas empresas possuem sistemas de negociação, principalmente direto no SERASA, que permite você pagar uma dívida antiga de forma totalmente negociável, ficando bom para você e para a empresa.
Sem contar que nessas negociações, as chances de conseguir um desconto é bem alta, facilitando ainda mais.
3. Controle suas finanças
Atualmente, para atingir a independência financeira, é preciso ter tudo bem controlado, evitando assim gastos desnecessários e coisas que vão te atrapalhar no processo.
Diante disso, procure montar um sistema de controle de suas finanças, colocando limites de gastos mensais, porcentagens separadas da renda total para todos os gastos e dentre outras coisas.
Por exemplo, hoje se usa muito o sistema 50/30/20, que basicamente faz a referência a 50% do seu salário para dívidas e gastos essenciais, 30% para investimentos e economias e 20% para lazer e outros.
Com isso você começa a se reeducar financeiramente, conseguindo ter mais liberdade com o dinheiro, podendo chegar a grandes resultados.
4. Invista seu dinheiro
Para atingir a independência financeira, você precisa transformar o seu dinheiro em um ativo, ou seja, fazer com que ele gere mais dinheiro.
E isso é algo totalmente possível hoje com os investimentos, pois além de construir patrimônio, você consegue transformar seu dinheiro em um ativo, que vai te trazer ainda mais recursos.
Hoje existem diversos investimentos como ações, fundos imobiliários, criptomoedas, ouro e dentre outros.
Comece a estudar sobre esses investimentos, e comece a investir naquele que melhor se encaixe com o seu foco atual.
5. Crie novas fontes de rendas
Por fim, aumentar a sua receita e ter várias fontes de renda é algo muito importante até mesmo para sua segurança financeira.
Dessa forma, procure por novas alternativas para ganhar dinheiro, principalmente extra, para complementar a sua renda mensal.
No entanto, lembre-se sempre de fazer o controle desse novo dinheiro que será ganho, pois muitos acabam aumentando suas dívidas com isso, prejudicando e se distanciando da liberdade financeira.
Considerações finais
Viu como a independência financeira é algo totalmente possível desde que se siga os passos corretos? Comece agora e não deixe o dinheiro ser mais um problema para você.