emprestimo consignado

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

Certamente você já deve ter ouvido falar alguma vez sobre o empréstimo consignado, não é mesmo? Mas, você sabe exatamente como funciona essa modalidade?

Atualmente, esse tipo de empréstimo está dentre os mais buscados, principalmente por ter uma taxa de juros um pouco menor do que o pessoal, e em muitas das vezes, conseguir liberar um valor bem mais alto do que o normal.

No entanto, e diferente do que muitas pessoas acham, o funcionamento desse tipo de empréstimo é bem diferenciado, principalmente quando comparado com a modalidade pessoal.

Por fim, veja a seguir tudo sobre o que é e como funciona o empréstimo consignado, para que você consiga aproveitar agora mesmo essa grande oportunidade.

O que é empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo onde o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento.

Dessa forma, a pessoa que tomou o empréstimo, tem o valor que ficou de referência no mês, descontado diretamente do seu salário, recebendo-o já com o desconto.

Todo esse desconto é feito de forma automática, e geralmente pode ocorrer tanto na folha de pagamento como também diretamente no valor de benefícios previdenciários, como aposentadoria.

Devido o usuário passar essa segurança para o banco, na maioria dos casos, o empréstimo consignado possui uma taxa de juros bem mais atrativa, sendo muito menos do que as outras modalidades.

Além disso, por ter a folha de pagamento do salário ou previdência diretamente relacionada ao empréstimo, os valores de empréstimo geralmente podem ser maiores.

Como funciona o empréstimo consignado?

Em sua essência, o empréstimo consignado é bem semelhante ao modelo convencional, onde você passa por uma análise de crédito e dentre outros.

No entanto, diferente do meio convencional, as chances de sucesso são muito grandes, pois o desconto é feito direto da sua folha de pagamento.

Atualmente, o público que mais busca por esse tipo de empréstimo são beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, devido já terem essa renda fixa.

Além disso, servidores públicos também buscam bastante por essa modalidade de empréstimo, já recebendo suas rendas com os referidos descontos do empréstimo.

Lembrando que, conforme você já deve imaginar inclusive, existe um limite máximo do valor do empréstimo, não podendo ultrapassar uma certa porcentagem do seu salário.

Até porque, conforme a Lei Nº 10.820, de 2013, o empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% do salário ou benefício recebido.

Ou seja, supondo que sua renda mensal é de R$ 1000, o valor do empréstimo não pode ultrapassar os R$ 350, conforme previsão na lei.

Como solicitar esse tipo de empréstimo?

O empréstimo pode ser solicitado pela maioria das pessoas, desde que se encaixe no perfil e que o desconto seja possível de realizar direto da folha de pagamento.

Atualmente, se encaixando nos requisitos, solicitar o empréstimo é muito simples e rápido, e você pode fazer isso sem dificuldade.

Para contratar esse tipo de serviço na atualidade, você precisará dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Na maioria dos casos a resposta da solicitação sai bem rápido, onde boa parte das pessoas obtém sucesso nesse empréstimo.

Lembrando que você precisa ter uma renda relativamente alta para conseguir obter o empréstimo, conforme previsto na própria legislação.

Considerações finais

Agora que você sabe o que é e como funciona o empréstimo consignado, o que está esperando para solicitá-lo?

Com toda certeza, é um dos melhores empréstimos dos dias atuais.

Deixe uma resposta