Já falamos aqui um pouco sobre cada conquista da seleção brasileira em copas do mundo. Pois é, o assunto ainda é seleção brasileira, mas hoje viemos falar mais especificamente de um time, um que é considerado por muitos como o melhor time de todos os tempos: a seleção brasileira de 1970.
Em 1970, o Brasil passava pela ditadura militar, sendo assim, o povo brasileiro enfrentava um momento muito difícil. Mas do lado do bem, tínhamos o futebol e para dar um ânimo a mais aos brasileiros, era ano de copa do mundo.
O time
Na defesa tínhamos o goleiro Félix, os laterais Carlos Alberto Torres e Everaldo e os zagueiros Piazza e Britto; no meio-campo, tínhamos Clodoaldo, Gerson (Paulo César) e Rivelino; e no ataque tínhamos Jairzinho, Pelé e Tostão. Á beira de campo orquestrando todo o show, tínhamos Zagallo, que havia sido efetivado como técnico da seleção há pouco tempo, pois o técnico João Saldanha havia sido demitido por desavenças com os jogadores.
A Campanha
Na estreia da competição, o Brasil bateu a Checoslováquia por 4 a 1, mas o meio campista Gérson, acabou se lesionando e não enfrentaria a Inglaterra na próxima partida e foi substituído por Paulo César. Os ingleses comentavam sobre uma suposta fragilidade na defesa da seleção brasileira, pois o estilo do time era mais ofensivo. A partida contra ingleses, foi muito equilibrada e foi uma das grandes partidas daquela edição da copa, com direito a milagre do goleiro inglês, que fez um uma defesa espetacular, que é considerada até hoje como a defesa mais difícil da história da copa do mundo. Mas Gordon Banks não conseguiu impedir a vitória do Brasil por 1×0, com gol de Jairzinho. Para fechar a fase de grupos, o Brasil venceu a Romênia por 3 a 2 e terminou a primeira fase como líder do grupo com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final, o Brasil venceu o Peru por 4 a 2 e se classificou para a semifinal e enfrentaria o Uruguai. Para espantar o fantasma do Maracanazo, o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 1. Naquela partida, Pelé realizou um histórico drible da vaca frente a frente com o goleiro uruguaio, infelizmente, ele não conseguiu marcar o gol, mas o importante era a classificação para a final. Na final, o Brasil enfrentou a Itália, que também havia sido campeã da copa em 1934 e 1938. Quem vencesse a partida seria o primeiro tricampeão mundial. Mas o esquadrão não tomou conhecimento da seleção bicampeã e venceu a partida por 4 a 1.
Naquele ano, o Brasil terminou a copa com 19 gols feitos e apenas 7 sofridos e realizou também um feito que jamais foi igualado na história da competição: venceu todas as partidas e foi campeão com 100% de aproveitamento. O artilheiro da copa foi Jairzinho, com 7 gols e Pelé ganhou o prêmio de melhor jogador da competição. Mas não tinha como dizer que apenas um ou dois jogadores foram protagonistas da seleção na competição, pois aquela seleção era o time dos sonhos para qualquer torcedor, afinal, era um time mágico e foi o melhor time de todos os tempos.