Conhecemos muitas rivalidades estaduais e nacionais. Dois times que são do mesmo estado ou cidade fazem um grande jogo e a derrota ou vitória causam grande impacto nos torcedores. Mas há clássicos em que a rivalidade vai além do futebol e envolve momentos históricos. Hoje, viemos apresentar 2 rivalidades que vão além das 4 linhas.
Barcelona x Real Madrid
Real Madrid e Barcelona fazem o clássico chamado de “El Clássico”, que é dos maiores do mundo. Os clubes não são da mesma cidade ou estado e mesmo assim tem uma rivalidade sem tamanho. A rivalidade tem diversas motivações, por exemplo: os dois são os maiores clubes da Espanha, estão sempre disputando títulos entre si, além de ter grandes jogadores que disputam entre si, os exemplos mais recentes são Messi e Cristiano Ronaldo. Também há um episódio de uma falha contratual de Alfredo Di Stéfano e dos dois clubes, que alavancou a rivalidade. Além disso, durante a guerra civil, o Real Madrid já fez um pedido de jogar o campeonato catalão, pois era muito difícil viver em Madrid durante o período. Todos os clubes aceitaram, menos o Barcelona. Mas esse “ódio”, também vai muito além disso.
Uma das maiores motivações da rivalidade é um jogo de 1943, no período da ditadura espanhola. Naquele jogo, foi aplicada a maior goleada da história do clássico, 11×1 para o Real Madrid. Há relatos de que o Barcelona entregou o jogo por medo, pois haviam membros do conselho esportivo e da segurança nacional no vestiário do clube, com intuito de intimidar os jogadores. Esse foi um dos fatos que deixou claro que os times não seriam “amigos”.
Os dois times sofreram com a ditadura de Franco, o Real Madrid teve seu presidente perseguido e exilado e o presidente do Barcelona foi assassinado. Mas em certo período, o Real Madrid começou a ser financiado pela ditadura, pois Francisco Franco era torcedor do clube merengue. O fato aumentou ainda mais a rivalidade, uma vez que Franco só tolerava manifestações Pró-Cataluña durante os jogos. Até hoje, muitos alegam que o Real Madrid não seria nada sem a ditadura.
Borussia Dortmund x Schalke 04
Quando falamos em rivalidade na Alemanha, o primeiro clássico que vem na mente de muitas pessoas é Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Mas a maior rivalidade da Alemanha é na verdade Borussia Dortmund e Schalke 04, que juntos fazem o Revierderby. Um motivo de a rivalidade ser tão grande é a geografia. O Borussia é da cidade de Dortmund e o Schalke de Gelsenkirchen, e a distância entre as cidades é apenas de 35 km.
Outro grande motivo são as partidas marcantes do clássico, como em 1974 quando o Schalke rebaixou o Borussia para segunda divisão da Bundesliga, e o auri-negro só voltou à elite depois de 4 anos. E também em 2007, quando Schalke poderia conquistar o seu primeiro título de Bundesliga em cima do seu maior rival, mas o Borussia venceu a partida por 2×0 e o título ficou com o Stuttgart. Neste dia, um avião sobrevoou o Signal Iduna Park, estádio do Borussia, com uma faixa escrito a seguinte frase “vocês nunca serão campeões“.
A grande rivalidade também conta com fatores históricos, mais especificamente política e religião. Começando pela religião, o Schalke foi fundado por protestantes e o Borussia por católicos. Falando do lado político, temos o fato de que o Schalke que era um time muito forte e popular na Alemanha antes da segunda guerra. O time então, se uniu Adolf Hitler para espalhar seus ideais nazistas. Enquanto isso, o Borussia era contra e bateu de frente com o regime, quando a Alemanha estava completamente dominada. Por conta de sua resistência, o clube sofreu muitas repressões e tentativas de boicotes. Alguns membros da diretoria do clube chegaram a ser fuzilados em praça pública por conta de sua oposição.
A rivalidade entre os clubes é tanta, que em dia de jogo não se usa azul em Dortmund, além disso, na loja oficial do Borussia não tem o caixa nº4, acho que vocês entenderam porque.