O Superclássico das Américas, anteriormente chamado de Copa Roca, é o nome dado à competição entre Brasil x Argentina. A copa em si, teve poucas edições, pois ela deixou de ser disputada em 1976 e voltou apenas em 2011, além de uma vez em que o técnico Luis Felipe Scolari pediu para que a competição não fosse disputada. Até hoje, o Brasil possui 11 títulos do superclássico, enquanto a Argentina tem 4.
Mas viemos trazer a rivalidade além do superclássico, afinal, Brasil x Argentina é maior rivalidade entre seleções do mundo. Estima-se que a rivalidade entre as duas seleções começou antes mesmo da existência delas. Engraçado né? Mas vamos olhar a rivalidade por um ponto de vista histórico. Portugal e Espanha são os colonizadores dos respectivos países, Brasil e Argentina, o que fez com os países fossem divididos pelo Tratado de Tordesilhas. E quando os países tornaram-se independentes de seus colonizadores, ainda rivalizavam, por causa da Guerra da Cisplatina.
Além de fatores da história, o grande clássico também conta com outros pontos que motivam a rivalidade. Uma dessas motivações é o fato de que na América, os países são dois dos mais relevantes no quesito futebol (ao lado do Uruguai). Enquanto o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo, a Argentina possui 2 títulos. E em títulos de Copa América, a Argentina é a segunda maior campeã com 14 títulos e o Brasil é o terceiro maior campeão, com 9 títulos. Para reforçar a rivalidade entre Brasil x Argentina, contamos também com a rivalidade entre Pelé e Maradona. Enquanto os brasileiros afirmam que Pelé é o melhor jogador da história, para os argentinos, o título fica com Maradona.
As seleções se enfrentaram pela primeira vez em 1914, em Buenos Aires e a Argentina venceu o Brasil por 3×0. Na primeira disputa valendo taça, os brasileiros conseguiram uma revanche e venceram os hermanos por 1×0 e levantaram a taça da Copa Roca. No retrospecto do clássico, a seleção brasileira leva vantagem. Ao todo foram disputadas 105 partidas e o Brasil venceu 41 delas, enquanto Argentina venceu 38 e em 26 oportunidades o clássico ficou no empate. Quando se trata de finais no século 21 o Brasil tem uma ampla vantagem, vencendo oito de nove confrontos. Mas na última final entre as duas seleções, a Argentina levou a melhor e venceu o Brasil por 1×0 na final da última Copa América. Título que ficou muito marcado por ser o primeiro grande título de Lionel Messi por sua seleção.
Como todo bom clássico, o duelo entre Brasil e Argentina tem muitos episódios marcantes, por exemplo: No primeiro clássico entre as seleções pela copa do mundo, em 1974, o Brasil venceu e eliminou a Argentina do mundial. Só que 4 anos depois, quem se vingou foram os hermanos, na copa de 1978, onde os argentinos se classificaram com um empate. O grande marco daquela partida é que ela ficou marcada como uma das mais violentas da história da copa do mundo, tanto que ficou conhecida como a batalha de Rosário. Mesmo com a “vingança” dos argentinos, o Brasil também tem vantagem no duelo nas copas do mundo. Em 4 partidas, a argentina venceu apenas 1 vez, em 1990, em um jogo pra lá de polêmico. Nessa partida, a Argentina venceu o por 1×0 e 14 anos depois Maradona admitiu que Branco, lateral da seleção brasileira, havia sido dopado e por isso agia tão estranhamente durante a partida.
Além da batalha de Rosário, houve um jogo entre as seleções que também ficou muito marcado pela violência, um amistoso em 1994, quando se preparavam para a copa. Ao todo foram contabilizadas 68 faltas… sim, 68 faltas! Mas o que importa é que o Brasil venceu o jogo por 2×0, quebrando um jejum de 5 anos sem vencer os argentinos.
Trouxemos uma pequena parte da enorme rivalidade entre Brasil e Argentina. E então, torcedor? Quem você acha que leva a melhor nessa copa?