Sim, pelo que foi divulgado esse pode ser o fim oficial do Pixel 4 e Pixel 4XL, dispositivos esses que serão descontinuados pela Google, não recebendo mais atualizações em seus sistemas.
Dessa forma, mesmo com lançamento até que recente, ocorrido em 2019, no início os famosos dispositivos da Google eram referências principalmente em fotografia, sistema otimizado e também outros recursos bem interessantes.
Nesse sentido, em seu lançamento a busca pelos modelos foi bastante alta, onde mesmo sendo um celular novo no mercado, e com a forte concorrência de outros dispositivos com sistema Android, ele se saiu muito bem.
No entanto, a empresa acaba de confirmar que os modelos Pixel 4 e Pixel 4XL não receberão mais as atualizações dos novos sistemas Android.
Assim, confirmando que ambos serão descontinuados e assim serão “excluídos” do mercado dos dispositivos Android.
Por fim, veja a seguir um pouco mais sobre essa atualização que com toda certeza está dando o que falar, principalmente por ser o fim do ciclo de um grande dispositivo.
Google Pixel descontinuados do mercado
A princípio, para alguns usuários essa notícia acabou não sendo tão chocante, principalmente porque isso já havia sido confirmado pela marca.
Dessa forma, no lançamento oficial que ocorreu em 2019, a empresa prometeu que os dispositivos receberiam 3 anos de atualizações OTA, terminando esse cronograma em outubro de 2022.
Nesse sentido, o fim desse ciclo já era algo previsto, onde inclusive esse é um detalhe dos celulares da Google, que é o curto espaço de atualização.
Assim, diferente de boa parte dos dispositivos Android, como os da Samsung, que tem prazos de atualizações maiores, a Google gosta de sempre atualizar seus dispositivos.
Tanto que o Pixel 4 e Pixel 4XL receberão a grande atualização do sistema Android, nesse caso em sua versão 13, mas vão se manter nele, não recebendo o novo Android 14.
Além disso, isso se torna tão verdadeiro, que outros dispositivos já estão com os dias contados para encerrar o seu ciclo.
O próximo dispositivo que deve ser descontinuado é o Pixel 4a, outro grande sucesso de vendas da marca, que deve receber atualizações até agosto de 2023.
Pixel 4 e Pixel 4XL deve receber uma última atualização surpresa
De acordo com diversas informações que estão sendo divulgadas, mesmo que descontinuado, o Pixel 4 e Pixel 4XL devem receber uma última atualização.
No entanto, se você tem esses dispositivos vale citar que não se deve ficar muito animado com essa notícia.
Até porque, de acordo com informações dadas pelo Android Autority, essa ultima atualização é direcionada a correção de bugs apenas, não sendo algo grandioso.
Ou seja, podemos dizer que se trata apenas de uma atualização final, para corrigir os últimos bugs identificados no dispositivo, para deixá-lo funcionando tranquilo para os usuários que vão manter o dispositivo.
Isso porque, o Pixel 4 e Pixel 4XL serão descontinuados, mas quem já possui o dispositivo, ainda poderá usar tranquilamente por um certo período.
Google Pixel 7 e 8 devem ser centros de atenção da marca
Sim, a empresa não vai parar a fabricação da linha, onde pelo contrário, já existem grandes dispositivos lançados e para serem lançados.
Dessa forma, podemos dizer que os esforços da empresa serão para o recente lançamento Google Pixel 7, referência em tecnologia e desempenho, e o Google Pixel 8, que deve chegar no começo do próximo ano.
Nesse sentido, as principais atualizações serão direcionadas a esses dispositivos, onde a linha Pixel 4 e Pixel 4XL finaliza o seu ciclo.
Considerações finais
Por fim, o que você acha da descontinuação do Pixel 4 e Pixel 4XL? Acha que os dispositivos ficaram muito pouco tempo no mercado?