A tecnologia no futebol - eb97245c 77cf 42fa 8a80 583f9a26397f 1

A tecnologia no futebol

Não é segredo que o somos todos influenciados pelo digital, então, viemos trazer alguns exemplos de como o avanço na tecnologia poderia influenciar o mundo do esporte, mais especificamente, o mundo do futebol.

O futebol sempre esteve presente nas vidas dos nossos pais e avós, mesmo quando só se podia assistir numa TV com imagem preta e branca ou ouvir as partidas pelo rádio. Antigamente, os fãs de esporte encontravam grandes dificuldades para acompanhar todas as partidas do seu time, o desenrolar e a classificação dos campeonatos, a carreira do seu jogador favorito… e essas dificuldades atingiam principalmente os que tinham menos condições financeiras. O avanço da tecnologia proporcionou para muitos torcedores a possibilidade de acompanhar os seus clubes do coração. Hoje em dia, temos futebol em diversos canais de tv e streamings. Praticamente não há jogos que não sejam transmitidos em algum canal ou aplicativo. Isso faz muita diferença para o torcedor que não pode apoiar seu time nos estádios. Além de canais e apps pagos, a internet permite que diversos sites paralelos transmitam todos os jogos de futebol, sendo assim, basta ter um celular ou computador para acompanhar os jogos do seu clube do coração.

A tecnologia no futebol - image 1 1

Imagina se antigamente tivessem meios de acompanhar as estatísticas de Pelé, Romário, Ronaldo ou qualquer outro craque. Além de várias formas de acompanhar seu time, hoje em dia, existem várias maneiras de acompanhar as estatísticas do seus jogadores favoritos, como o Sofascore. O Sofascore fornece as informações de cada jogador, como gols, assistências, desarmes, dribles… o que nos permite acompanhar por meio de números, craques como Erling Haaland.

A tecnologia no futebol - image

Outra dificuldade no futebol antigamente, dessa vez dentro das quatro linhas, eram os “erros” dos árbitros em jogos decisivos, como no campeonato brasileiro em 2005, principalmente em um jogo decisivo entre Corinthians e Internacional. Os erros de arbitragem foi um dos fatores que influenciaram o resultado da partida e consequentemente decidiram o campeonato. Sem influência da arbitragem, o Inter poderia ter quebrado um jejum de 26 anos sem ser campeão brasileiro, mas infelizmente para os torcedores colorados isso não foi possível e hoje em dia fazem 43 anos que o clube não vence o campeonato.

A tecnologia no futebol - image 10

Hoje em dia, nós temos o árbitro de vídeo, tecnologia que permite que os árbitros assistam em uma tela alguns lances que seriam decisivos, como em casos de possível penâlti, cartão vermelho, etc. O VAR, veio com o intuito de melhorar o futebol e evitar os erros de arbitragem. Apesar de ser uma boa idéia que deveria revolucionar o futebol, mas tem sido muito questionado e com razão, pois tem cometido muitos erros. Um exemplo incontestável desses erros foi o jogo entre Fluminense e Cerro Porteño pela libertadores 2021, onde o VAR anulou um gol do Cerro, alegando impedimento, mas um jogador do Fluminense claramente dava ao Cerro condições de marcar.

A tecnologia no futebol - image 1 2

Apesar dos inúmeros erros que o árbitro de vídeo carrega na bagagem, ás vezes o mecanismo também interfere de forma positiva, um exemplo disso foi sua atuação na partida entre Palmeiras e River Plate, válida pela libertadores 2020. Na partida, o árbitro de campo tomou muitas decisões erradas, o que poderiam ter custado a equipe brasileira a classificação para a final. Mas como foi mencionado o VAR teve uma atuação de gala e conseguiu ajudar o juíz a tomar as decisões certas.

A tecnologia no futebol - image 1 3

Com certeza a tecnologia influenciou o futebol dentro das 4 linhas e o modo dos torcedores acompanharem o esporte, e revolucionou também os outros esportes de forma que não podemos nem imaginar. E aí, torcedor? Na sua concepção, a tecnologia influenciou muito o futebol, ou foram apenas pequenas mudanças? O VAR já prejudicou o seu time? E seja sincero, já foi ajudado por ele? Conte para nós.

Deixe uma resposta