A Nasa divulgou novas fotos do Telescópio Espacial James Webb, que desta vez teve um grande alvo: Saturno. Elas revelam o planeta, seus belos anéis e luas, sob uma iluminação nunca antes vista.
As imagens foram registradas durante uma observação de 20 horas no dia 25 de junho, pelo instrumento NIRCam (Near-Infrared Camera ou câmera de infravermelho próximo), que enxerga além do espectro visível pelo olho humano.
“Saturno parece extremamente escuro neste comprimento de onda infravermelho observado pelo telescópio, pois o gás metano em sua atmosfera absorve quase toda a luz solar incidente”, declarou a Nasa. “Mas os anéis gelados aparecem brilhantes, levando à esta aparência incomum na imagem do Webb.”
A estrela da foto são os anéis do gigante gasoso, mas também dão um toque especial à cena três das 146 luas conhecidas do planeta: Enceladus, Dione e Tethys.
Enceladus é especialmente interessante para os astrobiólogos, pois acredita-se que abrigue um oceano de água líquida sob sua camada de gelo — que poderia abrigar vida microbiana. O pequeno satélite ejeta parte desta água subterrânea para o espaço, através de gêiseres em seu polo sul.
Apesar de ter sido desenvolvido para estudar objetos distantes, como as primeiras estrelas e galáxias do universo, o James Webb também surpreende ao observar nossos vizinhos do Sistema Solar. Esta foi a primeira vez que o telescópio mirou em Saturno, mas ele já havia feito imagens de Júpiter, Urano e Netuno.