União Europeia aprova versão inicial de projeto para regular uso de inteligência artificial - 11183841

União Europeia aprova versão inicial de projeto para regular uso de inteligência artificial

União Europeia aprova versão inicial de projeto para regular uso de inteligência artificial - Uniao Europeia aprova versao inicial de projeto para regular uso.webp
Texto, que trata de temas como reconhecimento facial e robôs como o ChatGPT, ainda precisa passar por votação final no Parlamento Europeu, o que não tem data para acontecer. A medida visa estabelecer um padrão no uso da tecnologia, desde fábricas automatizadas a bots como o ChatGPT
Reuters/Florence Lo
O Parlamento Europeu, braço legislativo da União Europeia, aprovou nesta quarta-feira (14) uma versão inicial de um projeto que visa regular o uso de inteligência artificial no bloco.
Um dos principais objetivos da UE é proteger contra quaisquer ameaças à saúde e à segurança da IA e proteger os direitos e valores fundamentais, segundo a agência Associated Press.
Entre os pontos discutidos estão restrições ao uso de reconhecimento facial e transparência sobre o funcionamento de robôs como o ChatGPT, que atraiu a atenção nos últimos meses com a capacidade de ter resposta para quase tudo e tem mais de 100 milhões de usuários ativos mensais.
“A IA levanta muitas questões – social, ética e economicamente. Mas agora não é hora de apertar nenhum ‘botão de pausa’. Pelo contrário, trata-se de agir rápido e assumir responsabilidades”, disse o comissário para Mercado Interno da União Europeia, Thierry Breton.
Ainda de acordo com a Associated Press, pode levar anos até que as regras entrem em vigor plenamente. A votação será seguida por negociações envolvendo os países membros, o Parlamento e a Comissão Europeia, possivelmente enfrentando mais mudanças enquanto tentam chegar a um acordo sobre a redação final.
A aprovação é esperada até o final deste ano, seguida de um período de carência para as empresas e organizações se adaptarem, geralmente em torno de dois anos.
Para preencher a lacuna antes que a legislação entre em vigor, a Europa e os EUA estão elaborando um código de conduta voluntário que as autoridades prometeram no final de maio que seria elaborado dentro de semanas e poderia ser expandido para outros “países com ideias semelhantes”.
Conheça o ChatGPT, a tecnologia que viralizou por ter resposta para (quase) tudo

Deixe uma resposta